1 de junho de 2010

O valor da temperança

O valor da temperança

Texto Áureo = “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” Ef 5.18.

Introdução:

Como vimos em toda lição de jeremias, a principal mensagem levada ao povo de Judá, era o arrependimento, a volta ao primeiro amor, Deus através do profeta conclamava o povo a obedecer a sua palavra. Nesta lição que ora estudaremos Deus chama-nos a atenção para o exemplo dos Recabitas, com seu exemplo de obediência e temperança em meio ao caos que viviam, eram nômades, peregrinos, andavam de terra em terra, porém, sem se misturarem com os costumes locais. E nós como estamos vivendo em meio a globalização, aos costumes mundanos? Estamos fazendo como os Recabitas conservando a sã doutrina, os ensinamentos que nos deixou nossos pais na fé, ou isso já não importa? Pensemos nisso para que venhamos a voltar os bons costumes que a palavra de |Deus nos ensina.

O que é Temperança.

A temperança é uma das virtudes ditas universais, uma dais quais propostas pelo Cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados".

Com essa definição está claro, a intenção do comentarista, ao analisar o exemplo dos recabitas trazendo para os nossos dias.

Lembrando que o apóstolo Paulo em sua carta aos gálatas, fala sobre as obras da carne e os frutos do Espírito, e a temperança encontra-se entre um dos fruto do Espírito. Não é um Dom, mas um fruto isso significa que não é dado, e sim, trabalhado, adquirido.

I. A origem dos recabitas

1 – Sua origem. Quando o Senhor ordenou a Jeremias que visitasse os recabitas, tinham estes já uma história de aproximadamente 250 anos. Observe que eles tinham 250 anos e se mantinham firmes as recomendações dos seus pais, será que isso não fala alguma coisa para nós assembleianos? Que, agora que vamos completar 100 anos e estamos debaixo de muita pressão para abandonar-mos os costumes, maneira de celebrar a ceia, de dirigir os cultos, os hinos da harpa cristã que muitos acham ultrapassado. De uma tribo nômade e dedicada ao pastoreio, foram pouco a pouco aparentando-se com os queneus e com os descendentes de Jetro, sogro de Moisés (1 Co 2.55), até se constituírem num clã expressivo e piedoso.

2 – Seu relacionamento com Israel. Em 2 Rs 10:15-27 os recabitas entram na história do povo de Deus de maneira heróica. Jonabade, um de seus patriarcas, é convidado pelo rei Jeú a extirpar os profetas de Baal do Reino do Norte. Nesta ocasião, o recabita identifica-se como tendo um coração reto diante de Deus, vs 15.

3 – O encontro dos recabitas com Jeremias. Os recabitas encontravam-se em Jerusalém para escapar às forças babilônicas que, dentro em breve, haveriam de destruir a cidade. Jr 35:11. Na periferia desta, armaram eles tendas.

Observe que o recabitas eram fiéis as suas tradições, modo de viver, pois assim falou seus pais, conforme vs 6 e 7. e Deus querendo ensinar uma lição, não para os recabitas, mas, para Israel utilizando-se deste povo, assim Jeremias ouvindo a voz do Senhor, convida-os para um banquete na casa do Senhor vs 2.

II – O estilo de vida dos recabitas.

Em meio as trevas e as apostasias de Israel, Jonadabe sentiu o desejo de fundar uma sociedade que tinha por base a temperança, a modéstia, a frugalidade e principalmente, o temor a Deus. Mais uma vez aprendemos uma lição com os recabitas, Jonadabe ensinou seus descendentes a viverem uma vida de temor a Deus em toda e qualquer ocasião, a não misturarem-se com os outros povos, com seus costumes. Vejamos pois qual estilo de vida que eles levavam.

1. Abstinência de bebidas fortes.

Resolveram eles absterem-se totalmente das bebidas fortes, pois sabiam muito bem serem estas nocivas à moral e aos bons costumes (Gn 9.20-23; 19.32-38). Jonadabe, bem sabia dos efeitos da bebida, pois vivia no palácio vendo o que a bebida faz no homem, deixando reis como bobos da corte quando embriagavam-se."O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio." (Pv 20 : 1). A mãe do Rei Lemuel o aconselha a não beber "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte;" (Pv 31 : 4).

Lv 10.8-10 E falou o SENHOR a Arão, dizendo:

Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.

O Apóstolo Paulo escreve que os bêbados não herdarão o Reino de Deus."nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." (I Cor 6:10)

A Bebida não escolhe cara, cor, raça, posição social, se é novo convertido ou já é um pastor experiente, todos que enveredarem por seus caminhos, estão sujeitos a expor ao ridículo e por fim perder a vida eterna.

"Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo." (Isaías 28 : 7).

O texto áureo é enfático. "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" (Efésios 5 : 18)

A recomendação de Paulo aos Bispos. I Tm 3.1-3

ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe...

Obs. Alguns irmãos insistem em beber socialmente, dizendo que não tem nada há ver, pois o pecado está em embriagar-se, porém, eu pergunto ao amado irmão, onde fica o ensinamento da palavra de Deus quando diz “fugi da aparência do mal” a bebida é viciante, quem conhece seu organismo, se vai ou viciar, se vai continuar em apenas um copo, de uma coisa eu tenho certeza que o viciado em bebida não começou com um litro, e sim, com uma dose. Cuidado meu irmão é melhor encher-se do espírito.

2. Peregrinações.

Os recabitas para entendermos eram nômades, habitavam em tendas conforme Jr 35.7 Não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando.

Os Recabitas passaram por muitos lugares, viram muitos povos, observaram muitos costumes, os mais variados possíveis, talvez foram chamados de esquisitos, ou santarrão, talvez os jovens recabitas, sofreram discriminação, dos colegas, as moças foram rejeitadas pelos rapazes, por não se vestirem como eles, em uma festa por não beberem com eles. Mas Aprendemos com este povo de costumes diferentes que eles foram fiéis aos mandamentos de seus pais, preservaram seus usos e costumes, não se deixaram levar pelos usos e costumes locais. E nós como estamos, nestes últimos dias da igreja na face da terra? Temos conservado a sã doutrina conforme os mandamentos do Senhor, ou temos nos moldados a este século, estando conformado com ele? Rm 12.2 “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos... (não tomais a fórmula do mundo).

3. Honravam a tradição de seus antepassados.

RECABITAS

ISRAELITA

Mantinham votos feitos a um líder humano

Quebraram a aliança

com o Todo-Poderoso

Obedeciam as leis que tratavam de questões temporais.

Recusaram-se

a obedecer

as leis Divinas

Obedeceram por 200 anos

Desobedeceram

por centenas de anos

Seriam recompensados

Seriam castigados

Ao contrário dos Judeus que já se haviam esquecido da Lei de Moisés e do exemplo dos patriarcas, levavam os recabitas em consideração o que lhes havia recomendado Jonadabe filho de Recabe. Observe o que o apóstolo Paulo escreve aos Tessalonicenses: Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa I Ts 2.15.

Mais uma vez é hora de repensar-nos no caminho que algumas AD tem tomado, louvo ao Senhor Jesus pela vida do Pr Jeováh Alves, da Cidade de Dourados-MS, que tem conservado a sã doutrina e os bons costumes, pois nesse Brasil a fora, tem Assembléias de Deus que não cantam mais os hinos da harpa, não tem mais aquela semana de oração antes da Santa Ceia, acredite, nem disciplina tem mais. Amados irmão não permitamos que a “modernidade” invada nossas igrejas, e nos afaste dos bons costumes, e por fim da palavra de Deus. Que exemplo maravilhoso dos Recabitas, mesmo depois de 200 anos continuaram firmes em seu propósito de não se contaminar com as coisas deste mundo. E nós das Assembléias de Deus, vamos fazer 100 anos e parece que estamos esquecendo dos bons costumes, que os nossos pioneiros tanto primaram, para que andássemos neles.

III – O Exemplo dos recabitas

O profeta Jeremias usado por Deus, chama toda a família dos recabitas a se apresentarem no templo, e na câmara de Hanã, oferece-lhes taças cheias de vinho, e ordena-lhes que bebam. Mas o chefe do clã dos Recabitas, recusa-se a fazê-lo, observe que o Exemplo partiu do chefe do clã, com isso aprendemos que o exemplo começa de cima.

Com essa atitude Jazanias o maioral dos Recabitas, sem querer está dizendo aos sacerdotes que o exemplo começa por eles, observe que Deus já havia dito aos sacerdotes em Lv 10. 8-10, que os sacerdotes deveriam afastar-se do vinho.

O mais interessante de tudo isso, é que Deus chama os recabitas a apresentarem-se no templo, e não na rua, ou no pátio dos gentios ou no pátio das mulheres, mas na câmara de Hanã, demonstrando que o concerto deveria começar pelos sacerdotes, e que Deus não estava satisfeito com a atitude deles, com a falta de compromisso com o povo dando-lhes mal exemplo, pois foram escolhidos para este ofício. Meu pastor como anda o seu compromisso e comprometimento com a igreja do Senhor Jesus? Lembre-se que foste chamado para cuidar do rebanho do Senhor, e como tal deves dar o exemplo de um verdadeiro servo, tens produzido frutos dignos de arrependimento, inclusive a temperança? Ou tens deixado levar-se pelos vícios que tão nocivos são ao teu ministério ou melhor ao ministério que Deus confiou a tí. Não abra nenhum precedente. Não se deixe contaminar seja pelo ambiente social seja pela herança cultural. Lembre-se: Noé e Ló eram muito mais piedosos e firmes do que nós. Todavia, induzidos pelo vinho, portaram-se inconvenientemente.

Conclusão:

"Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo." (I João 3 : 7) Filhinhos já é a última hora. E nestes últimos dias a igreja do Senhor Jesus precisa destacar-se pela temperança, sobriedade e vigilância. A palavra pode convencer, mas é o exemplo que arrasta. “Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.”I Tm 3.7

Nossa vida deve e tem que ser pautada na palavra do Senhor, o mundo diz: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Porém o cristão é o sal da terra e a luz do mundo. Pastores, fiquem firme na doutrina, e nos bons costumes, e principalmente na simplicidade do evangelho. Ninguém tropeça em pedras grandes, mas nas pequenas. Assim é as pequenas coisas, as escondidas, derrubarão, muitos irmãos. Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de Nós.

Elaboração por:- Pb. Josenildo Cardoso Cavalcante